Volte ao SPIN

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O assédio moral no trabalho,,..postado por mim, como IV Avatar do Rio Meia Ponte, no LNO







O assunto do momento é o bullying, sendo que está cada vez mais claro que o assédio moral no trabalho é apenas mais uma forma de bullying praticado pela parte mais forte, uma pessoa ou grupo, contra uma pessoa indefesa.
Já há livros abordando os dois temas (bullying e asssédio moral no trabalho) como sinônimos
Segue link para texto sobre o assunto:

Direito Trabalhista
Novas formas, velhos hábitos – Bullying e o assédio moral no trabalho
por Sônia Mascaro Nascimento
Atualmente, a palavra bullying tem presença garantida em todas as reuniões escolares com pais, diretores e professores. De outro lado, empresas têm investido em treinamentos e alterado seus regimentos e estatutos internos a fim de evitar o assédio moral no ambiente de trabalho.

domingo, 1 de maio de 2011

Manual do bullying

Do Portal 180º

Manual ensina a identificar se seu filho pratica ou é vítima de Bullying

A prática é a que mais cresce no mundo e preocupa autoridades, pais e professores.
“Girafa”, “vovó sem dente”, “substantivo abstrato”, “cafona”, “desdentada”, “feia”, “piolho”... Estes foram os apelidos nada delicados que F.G.C.S, de 21 anos, recebeu durante toda a infância e adolescência, nos colégios pelos quais passou. Não era uma brincadeira inocente.

— Os ataques começaram quando eu tinha 4 anos e se prolongaram. Hoje, sofro de síndrome do pânico e vi minha vida destruída por pessoas sem coração — desabafa F.
Casos como os dela proliferam no mundo. Se o comportamento de alguém ou de um grupo agride, verbal ou fisicamente, de forma insistente, isso se chama bullying. O termo tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Bullies

"Bullies - Tiranos, Valentões e Pessoas Difíceis: Como Conviver com Eles" faz um diagnóstico dessa praga contemporânea. Os autores já passaram por situações de estresse. Na obra, eles mostram que este mundo é povoado por pessoas difíceis. Enfrentá-las é uma experiência desagradável. Autoritários, querem impor sua vontade a qualquer preço, não hesitam em levantar a voz para fazer prevalecer sua opinião. Recusam-se a cooperar, ignoram as necessidades dos outros, não medem esforços para satisfazer os próprios interesses. Como lidar com eles?